Curso Completo de Guitarra Country - CGC
  • Instrutores: Marcio Alvez
  • Nível: Intermediário
  • Estilos: Country
  • Descrição: CGC - Curso Completo de Guitarra Country por Marcio Alvez

    Esse é um curso rápido para você conhecer os benefícios ao estudar esse estilo, suas origens, as suas vertentes e variações, a sua importância para a história da guitarra mundial, seus princípios técnicos, seus principais representantes, tanto do passado como do presente, e ainda, você vai conhecer nomes consagrados da guitarra que foram influenciados pelo estilo da Guitarra Country, mas que não atuam nesse segmento específico. Você conhecerá os principais elementos básicos que compõem a técnica da guitarra country.

    Este é um curso focado para quem quer conhecer mais sobre o universo da guitarra country e entender como esse estilo beneficia a formação musical do guitarrista.

     

    Veja nesse vídeo, alguns dos nossos parceiros e alunos aqui do GuitarCollege:



    E o que você vai aprender ao estudar conosco no curso CGC?


    Módulo Inicial - Você vai começar entendendo a importância e o universo desse estilo, suas origens e os principais gêneros da Musica Country.

    A minha missão através do método CGC, é chamar a atenção para o estudo de um estilo que é parte da essência que formou a linguagem da guitarra.

    Só que é preciso deixar claro que aprender o estilo de guitarra country é uma das ferramentas necessárias para o desenvolvimento do guitarrista. Se você almeja atingir uma formação musical plena, precisa ter contato com os outros estilos fundamentais também, como o jazz e o blues. Aqui no portal nós também temos cursos de outros estilos.

    Módulo #1 - Como usar a Palhetada Híbrida para se diferenciar, otimizar sua técnica e definir seu estilo único de tocar guitarra?

    Vamos iniciar nossos estudos com o desenvolvimento da técnica de palhetada híbrida, uma das técnicas mais interessantes de tocar guitarra e que não está mais restrita apenas ao universo da Guitarra Country. Muitos guitarristas notórios de outros estilos, como Greg Howe, Brett Garsed e Guthrie Govan, têm utilizado muito essa técnica.

    A palhetada híbrida é a base para o desenvolvimento das demais técnicas utilizadas na Guitarra Country. E com essa técnica você vai executar frases que seria impossível de executar com técnicas mais tradicionais, como a palhetada alternada por exemplo.

    Você vai desenvolver clareza, fluidez e velocidade em suas frases com o menor movimento possível de sua mão da palheta. A palhetada híbrida fortalece toda a musculatura e tendões de sua mão da palheta, fazendo com que você desenvolva indiretamente outras técnicas de palhetada como a alternada e o sweep.

    Módulo #2 - Desenvolvendo uma sonoridade e musicalidade de muito bom gosto.

    Os guitarristas estão sempre a procura de novas maneiras de expressar as suas ideias musicais no instrumento. Seja uma nova sonoridade de acordes, escala, arpejos, sua atenção é frequentemente mais focada no braço da guitarra. Porém, muito da expressão musical vem da mão da palheta, onde são produzidos em grande parte o timbre, a dinâmica e a pegada.

    Existem muitos caminhos para se digitar as cordas e criar novas sonoridades, mas uma das técnicas mais interessantes da guitarra é a técnica de cordas soltas, onde você vai aprender como executar escalas misturando notas digitadas com cordas soltas gerando um efeito muito interessante chamado escalas em cascatas. E no módulo 2, você vai aprender como criar e aplicar essa técnica!

    Módulo #3 - Desenvolvendo o fraseado, a "pegada" e o estilo.

    Uma das técnicas mais básicas do universo da guitarra, é a técnica de bending. Mas apesar de ser uma técnica simples, se mal executada, pode arruinar seus solos e entregar o seu despreparo no instrumento.

    Então, se você nunca parou para estudar bends na guitarra de forma sistemática e disciplinada, no módulo 3 você terá essa oportunidade!

    Diferentemente de outros estilos, como o rock e o blues, que utilizam a técnica de bends de forma mais flexível, na Guitarra Country o desenvolvimento dessa técnica é muito minucioso e detalhado, além de ser fundamental para a sonoridade da guitarra country.

    Com certeza depois de estudar esse módulo, seus bends serão muito mais precisos e afinados! Não serão mais os mesmos...

    Módulo #4 - Desenvolvendo sua precisão técnica.

    Se você é daqueles que julgam que a Guitarra Country é um estilo difícil de desenvolver, é porque você nunca parou para estudar técnicas como Double Stops, Banjo Rolls e a famosa técnica de Chicken Picking!

    Essas técnicas alem de caracterizar a sonoridade da Guitarra Country, quando aplicadas em outros estilos como o rock, o blues ou o jazz, por causa da sonoridade inusitada e musical que elas produzem, vão enriquecer seu fraseado como você nunca viu.

    E estudando o módulo 4, você vai desmistificar esse conceito, esse tabu da dificuldade de se tocar Guitarra Country.

    Módulo #5 - Desenvolvendo o Acompanhamento e um Repertório desse estilo.

    Um aspecto importantíssimo em qualquer estudo de guitarra, é a parte rítmica, ou seja, as levadas rítmicas de acompanhamento. E sem ela você não consegue se entrosar em nenhuma banda ou trabalho dentro do universo da música.

    Por isso, no modulo 5, vamos abordar as principais levadas rítmicas utilizadas na Guitarra Country, para que você faça bonito com sua banda ou numa gravação!

    Agora, nada disso que falei vai ser válido, se não for colocado em pratica!

    Módulo #6 - Repertório.

    No sexto e último módulo, vamos estudar um repertório de solos e estudos para que você entenda todas essas técnicas que citei!

    Isso aumentará em pelo menos 4 vezes a velocidade do seu play.

    E vai melhorar em pelo menos 70% a sua precisão técnica, rítmica, fraseado, musicalidade, entre outros benefícios pra você se diferenciar dos outros músicos.

    Veja o Conteúdo Programático Abaixo.

Aulas

Módulo Inicial - Comece aqui!
Nome da aula Acesso
Aula #1.1 - Origens da Guitarra Country I Assinatura CGC Assistir
Aula #1.2 - Origens da Guitarra Country II Assinatura CGC Assistir
Aula #1.3 - Origens da Guitarra Country III Assinatura CGC Assistir
Aula #1.4 - Origens da Guitarra Country IV Assinatura CGC Assistir
Módulo#1 - Palhetada Híbrida
Nome da aula Acesso
Aula #1.1 - Exercícios Combinatórios I Assinatura CGC Assistir
Aula #1.2 - Exercícios Combinatórios II Assinatura CGC Assistir
Aula #1.3 - Exercícios Combinatórios III Assinatura CGC Assistir
Aula #2.1 - Palhetada Híbrida + Legato I Assinatura CGC Assistir
Aula #2.2 - Palhetada Híbrida + Legato II Assinatura CGC Assistir
Aula #2.3 - Palhetada Híbrida + Legato III Assinatura CGC Assistir
Aula #2.4 - Palhetada Híbrida + Legato IV Assinatura CGC Assistir
Aula #2.5 - Palhetada Híbrida + Legato V Assinatura CGC Assistir
Aula #3.1 - Escala Pentatônica Maior I Assinatura CGC Assistir
Aula #3.2 - Escala Pentatônica Maior II Assinatura CGC Assistir
Aula #3.3 - Escala Pentatônica Maior III Assinatura CGC Assistir
Aula #3.4 - Escala Pentatônica Maior IV Assinatura CGC Assistir
Aula #4.1 - Escala Blues Maior I Assinatura CGC Assistir
Aula #4.2 - Escala Blues Maior II Assinatura CGC Assistir
Aula #5 - Escala Blues Menor Assinatura CGC Assistir
Aula #6.1 - Frases com Palhetada Híbrida I Assinatura CGC Assistir
Aula #6.2 - Frases com Palhetada Híbrida II Assinatura CGC Assistir
Aula #6.3 - Frases com Palhetada Híbrida III Assinatura CGC Assistir
Aula #6.4 - Frases com Palhetada Híbrida IV Assinatura CGC Assistir
Aula #6.5 - Frases com Palhetada Híbrida V Assinatura CGC Assistir
Aula #6.6 - Frases com Palhetada Híbrida VI Assinatura CGC Assistir
Aula #6.7 - Frases com Palhetada Híbrida VII Assinatura CGC Assistir
Módulo#2 - Cordas Soltas
Nome da aula Acesso
Aula #1.1 - Escalas na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #1.2 - Escalas na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #1.3 - Escalas na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #1.4 - Escalas na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #1.5 - Escalas na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #1.6 - Escalas na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #1.7 - Escalas na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #2.1 - Fraseado na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #2.2 - Fraseado na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #2.3 - Fraseado na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #2.4 - Fraseado na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #2.5 - Fraseado na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #2.6 - Fraseado na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #2.7 - Fraseado na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #2.8 - Fraseado na Posição Aberta Assinatura CGC Assistir
Aula #3.1 - Escalas com Cordas Soltas (Cascatas) Assinatura CGC Assistir
Aula #3.2 - Escalas com Cordas Soltas (Cascatas) Assinatura CGC Assistir
Aula #3.3 - Escalas com Cordas Soltas (Cascatas) Assinatura CGC Assistir
Aula #3.4 - Escalas com Cordas Soltas (Cascatas) Assinatura CGC Assistir
Aula #3.5 - Escalas com Cordas Soltas (Cascatas) Assinatura CGC Assistir
Aula #4.1 - Frases com Cordas Soltas Assinatura CGC Assistir
Aula #4.2 - Frases com Cordas Soltas Assinatura CGC Assistir
Aula #4.3 - Frases com Cordas Soltas Assinatura CGC Assistir
Aula #4.4 - Frases com Cordas Soltas Assinatura CGC Assistir
Aula #4.5 - Frases com Cordas Soltas Assinatura CGC Assistir
Aula #4.6 - Frases com Cordas Soltas Assinatura CGC Assistir
Aula #4.7 - Frases com Cordas Soltas Assinatura CGC Assistir
Aula #4.8 - Frases com Cordas Soltas Assinatura CGC Assistir
Módulo#3 - String Bending
Nome da aula Acesso
String Bending - Introdução Assinatura CGC Assistir
Aula #1.1 - Exercícios de desenvolvimento de Bends Assinatura CGC Assistir
Aula #1.2 - Exercícios de desenvolvimento de Bends Assinatura CGC Assistir
Aula #1.3 - Exercícios de desenvolvimento de Bends Assinatura CGC Assistir
Aula #1.4 - Exercícios de desenvolvimento de Bends Assinatura CGC Assistir
Aula #1.5 - Exercícios de desenvolvimento de Bends Assinatura CGC Assistir
Aula #1.6 - Exercícios de desenvolvimento de Bends Assinatura CGC Assistir
Aula #1.7 - Exercícios de desenvolvimento de Bends Assinatura CGC Assistir
Aula #1.8 - Exercícios de desenvolvimento de Bends Assinatura CGC Assistir
Aula #1.9 - Exercícios de desenvolvimento de Bends Assinatura CGC Assistir
Aula #2.1 - Fraseado com String Bending Assinatura CGC Assistir
Aula #2.2 - Fraseado com String Bending Assinatura CGC Assistir
Aula #2.3 - Fraseado com String Bending Assinatura CGC Assistir
Aula #2.4 - Fraseado com String Bending Assinatura CGC Assistir
Aula #2.5 - Fraseado com String Bending Assinatura CGC Assistir
Aula #2.6 - Fraseado com String Bending Assinatura CGC Assistir
Aula #2.7 - Fraseado com String Bending Assinatura CGC Assistir
Aula #2.8 - Fraseado com String Bending Assinatura CGC Assistir
Pedal Steel Style - Introdução Assinatura CGC Assistir
Aula #3.1 - Pedal Steel Style Assinatura CGC Assistir
Aula #3.2 - Pedal Steel Style Assinatura CGC Assistir
Aula #3.3 - Pedal Steel Style Assinatura CGC Assistir
Aula #3.4 - Pedal Steel Style Assinatura CGC Assistir
Aula #3.5 - Pedal Steel Style Assinatura CGC Assistir
Aula #3.6 - Pedal Steel Style Assinatura CGC Assistir
Aula #3.7 - Pedal Steel Style Assinatura CGC Assistir
Aula #3.8 - Pedal Steel Style Assinatura CGC Assistir
Aula #3.9 - Pedal Steel Style Assinatura CGC Assistir
Módulo#4 - Técnicas do Country
Nome da aula Acesso
Aula #1.1 - Banjo Rolls Assinatura CGC Assistir
Aula #1.2 - Banjo Rolls Assinatura CGC Assistir
Aula #1.3 - Banjo Rolls Assinatura CGC Assistir
Aula #1.4 - Banjo Rolls Assinatura CGC Assistir
Aula #1.5 - Banjo Rolls Assinatura CGC Assistir
Aula #1.6 - Banjo Rolls Assinatura CGC Assistir
Aula #1.7 - Banjo Rolls Assinatura CGC Assistir
Aula #2.1 - Chicken Picking Desenvolvimento Assinatura CGC Assistir
Aula #2.2 - Chicken Picking Assinatura CGC Assistir
Aula #2.3 - Chicken Picking Assinatura CGC Assistir
Aula #2.4 - Chicken Picking Assinatura CGC Assistir
Aula #2.5 - Chicken Picking Assinatura CGC Assistir
Aula #2.6 - Chicken Picking Assinatura CGC Assistir
Aula #2.7 - Chicken Picking Assinatura CGC Assistir
Aula #2.8 - Chicken Picking Assinatura CGC Assistir
Aula #3.1 - Double Stops Desenvolvimento Assinatura CGC Assistir
Aula #3.2 - Double Stops Assinatura CGC Assistir
Aula #3.3 - Double Stops Assinatura CGC Assistir
Aula #3.4 - Double Stops Assinatura CGC Assistir
Aula #3.5 - Double Stops Assinatura CGC Assistir
Aula #3.6 - Double Stops Assinatura CGC Assistir
Aula #3.7 - Double Stops Assinatura CGC Assistir
Aula #3.8 - Double Stops Assinatura CGC Assistir
Aula #3.9 - Double Stops Assinatura CGC Assistir
Aula #3.10 - Double Stops Assinatura CGC Assistir
Módulo#5 - Acompanhamento e Truques
Nome da aula Acesso
Aula #1.1 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.2 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.3 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.4 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.5 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.6 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.7 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.8 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.9 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.10 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.11 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.12 - Acompanhamento Básico Assinatura CGC Assistir
Aula #1.13 - Exemplos Assinatura CGC Assistir
Aula #2.1 - Truques Assinatura CGC Assistir
Aula #2.2 - Truques Assinatura CGC Assistir
Aula #2.3 - Truques Assinatura CGC Assistir
Aula #2.4 - Truques Assinatura CGC Assistir
Aula #2.5 - Truques Assinatura CGC Assistir
Módulo#6 - Repertório
Nome da aula Acesso
Aula #1.1 - Solo 1 Assinatura CGC Assistir
Aula #1.2 - Solo 1 Assinatura CGC Assistir
Aula #2.1 - Solo 2 Assinatura CGC Assistir
Aula #2.2 - Solo 2 Assinatura CGC Assistir
Aula #2.3 - Solo 2 Assinatura CGC Assistir
Aula #2.4 - Solo 2 Assinatura CGC Assistir
Aula #3.1 - Solo 3 Assinatura CGC Assistir
Aula #3.2 - Solo 3 Assinatura CGC Assistir
Aula #4.1 - Estudo - Quebra Cabeça Assinatura CGC Assistir
Aula #4.2 - Estudo - Quebra Cabeça Assinatura CGC Assistir
Aula #4.3 - Estudo - Quebra Cabeça Assinatura CGC Assistir
Aula #4.4 - Estudo - Quebra Cabeça Assinatura CGC Assistir
Aula #4.5 - Estudo - Quebra Cabeça Assinatura CGC Assistir
Aula #4.6 - Estudo - Quebra Cabeça Assinatura CGC Assistir
Aula #4.7 - Estudo - Quebra Cabeça Assinatura CGC Assistir
Aula #4.8 - Estudo - Quebra Cabeça Assinatura CGC Assistir
Aula #4.9 - Estudo - Quebra Cabeça Assinatura CGC Assistir